INFRAESTRUTURA DA REGIÃO CENTRAL DE BH
O coração de Belo Horizonte, o Centro, tem uma característica múltipla, pois tem diversos pontos residenciais quanto comerciais. Encontra-se na Regional Centro-Sul, o bairro, vizinho do Lourdes, engloba uma porção do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da capital mineira. Região também composta das mais belas praças, em destaque se tem a Praça Sete de Setembro e Praça Raul Soares, ambas arborizadas e com uma excepcional infraestrutura.
A região tem uma infraestrutura excelente. Tendo um comércio vasto e diversificado, com lojas de ruas, Shopping Cidade, e o Mercado Central. Possui restaurantes e estabelecimentos que atendem público com diferentes condições sociais. Visando o e transporte público da capital mineira, o Centro é o bairro melhor respondido. São duas estações de metrô, Central e Lagoinha, e diversas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além do Move, que é o ônibus do sistema Transporte Rápido por Ônibus.
Os hospitais da UFMG, João XXIII, das Clínicas Ipsemg, são apenas alguns dos centros médicos e emergenciais que estão dentro deste raio. No quesito educação, as escolas públicas Olegário Maciel, Pedro II e Instituto de Educação ficam no Centro. Os colégios particulares mais próximos são o Imaculada Conceição e o Dom Cabral. Já no ensino superior, a Faculdade de Direito da UFMG, a Faculdade de Ciências Médicas, a Faculdade Pitágoras e o Centro Universitário UNA têm unidades no bairro. Tornando assim o centro a região com uma das melhores infraestruturas de Belo Horizonte, mas calma, esse fato não é por acaso.
Belo Horizonte foi a primeira cidade projetada do país. A fontes que afirmam que a cidade foi planejada para se assemelhar a Paris, Capital da França, porém com a corrida pelo ouro e as grandes massas de pessoas que vieram para a Capital Mineira na época, impediram que a avenida do contorno delimita-se o fim da cidade de Belo Horizonte. Afinal com ruas e quarteirões simétricos, as avenidas cortam o centro e a Avenida do contorno em especial contorna toda a região central, que na teoria era para ser toda BH.
Com o quinto maior PIB, diversas oportunidades de empregos, pontos turísticos, boa infraestrutura e um povo acolhedor, a Região central de Belo Horizonte se destaca em sua organização e infraestrutura, tornando assim o local ideal para se conhecer e até mesmo moral, afinal além de toda simetria e detalhamento na parte operária, os melhores Horizontes se encontram no centro.
Comentários
Postar um comentário